Infelizmente muitas das nossas certezas,

dependem da forma, como cada um de nós

enxerga o mundo que nos rodeia...


Esta citação, na minha perspectiva diverge entre dois pensamentos:

  1. O pensamento, sobre o mesmo objecto, visto de planos diferentes e estudado com métodos diferentes, dos quais podem derivar conclusões antagónicas e por vezes consideradas até absurdas.
  2. A filosofia de cada um (ou a falta dela) tem uma grande influência nos métodos e conclusões dos estudos em qualquer matéria, como por exemplo, a disciplina e a vontade de examinar tudo irá sempre gerar uma incerteza ao investigador mas produzirá um trabalho muito mais detalhado, enquanto a falta destas qualidades (disciplina e vontade de examinar tudo)produz um trabalho desleixado, provoca um certo tipo de arrogância e até, mais tarde, pode vir a criar uma certa inveja e orgulho que impede os dois cientistas de chegar a um consenso.


Conclusão:

    A humildade e o trabalho árduo são a resposta para o desenvolvimento. As ideias devem ser contrapostas com um trabalho de pesquisa devidamente trabalhado e ponderado, sempre aberto criticas e correções, dando espaço para outras perspectivas e ideias, provocando até uma certa competição saudável entre os envolvidos, pelo bem comum do desenvolvimento.

Comentários